Thursday, October 20, 2005

Apocalipse Nau


Até que um dia dás por ti a falar contigo não apenas porque te ajuda a pensar. Dás contigo a falar contigo porque gostas de te ouvir. Porque a tua voz te acaricia. Porque a tua voz, ao contrário da das outras pessoas, da minha, por exemplo, te agrada e, sobretudo, te diz as coisas que queres ouvir.

________________________________________________________

É um clássico: como se pode bater em alguém que se autoflagela antes mesmo que possamos erguer a mão? A resposta é: não se pode. Naturalmente, isto levanta uma interessante questão teórica: será que os que se autoflagelam sistematicamente não o fazem senão para evitar uma punição maior? Estilo sofrer para evitar sofrer?

________________________________________________________


Definição de paixão: quando uma pessoa, por algo que é obviamente apenas do seu interesse presente, empenha o futuro.

________________________________________________________

As pessoas pensam que o amor dura para sempre. Enganam-se. Nada dura para sempre. Não há amor eterno. Não nego que Julieta e Romeu morreram de amor, prometendo amar-se para todo o sempre, mas se tivessem continuado vivos tinham-se divorciado ao fim de cinco anos, sobretudo se tivessem gerado uma ou duas crianças.

________________________________________________________

«Amo-te» são cinco letras e um hífen, qualquer um tem acesso a elas, não se trata propriamente da chave de um código secreto ao qual só o presidente e o ministro da defesa têm acesso. «Amo-te», diz o chulo à provinciana que quer pôr a trabalhar para si. «Amo-te», diz a actriz para o actor que detesta, numa cena de cálida paixão. «Amo-te», diz o marido indiferente à mulher a quem deixou de amar à doze anos. «Amo-te», diz a sedutora ao seduzido. É uma palavra fácil, que pousa em qualquer boca, recitada de cor, com displicência, ou com fervor quase místico. Está gasta, mas não há melhor. Desperdiçam tanto dinheiro em pesquisas inúteis, bem podiam investir algum na procura de uma alternativa a «amo-te». Cientistas de máscara protectora mexendo em instrumentos delicados, recorrendo à tecnologia mais avançada para encontrar a palavra certa para cada um, uma palavra melhor, mais forte, mais sincera, à prova de hipocrisias e fingimentos. «Amo-te». Kgjwytdc-te.”


Apocalipse Nau - Rui Zink

0 Comments:

Post a Comment

<< Home